top of page

Quem Somos

História

A Associação Espírita Tereza de Jesus, tem seu início no ano de 1956. Naquela época um grupo de amigos, promoviam campanhas junto à comunidade, visando a arrecadação de alimentos, para que aos primeiros domingos de cada mês, se distribuísse uma cesta básica para 30 idosos carentes. Nesta mesma época aquele grupo passava a denominar-se: Associação de Amparo aos Velhinhos de Zulma, em homenagem aos pais de Zulma que houvera falecido e que trabalhara em prol dos idosos carentes e desamparados. A associação foi fundada na residência dos pais de Zulma situada à rua General Gaspar Dutra n. 500 no bairro do Estreito em Florianópolis/SC.

Fundadores da Associação Espírita Tereza de Jesus

Quando da fundação da Associação, idealizou-se a construção de um lar para abrigar idosos desamparados. Foi então, que aos 18 dias do mês de janeiro do ano de 1959, lançou-se a pedra fundamental da construção. O trabalho de construção do Lar dos Velhinhos de Zulma traduziu-se em esforço, renúncia e resignação daqueles que com coragem empreenderam tão árdua tarefa.

Diversas campanhas foram então organizadas, quando algumas senhoras, batiam de porta em porta, percorrendo as ruas em busca de donativos para a construção do Lar. Finalmente, após 8 anos de trabalho incessante, inaugurou-se no ano de 1967 o Lar dos Velhinhos de Zulma, com sede localizada na Avenida Irineu Bornhausen, N. 119, Campinas, São José - SC. 

Sede Lar dos Velhinhos de Zulma em 1967

O Objetivo que norteia as atividades desenvolvidas pela Associação Espírita Tereza de Jesus, tem sido desde sua fundação, o de proporcionar uma vida digna aos idosos carentes que chegam às portas do Lar dos Velhinhos de Zulma em busca de abrigo, de oferecer conforto e bem-estar em uma instituição asilar, proporcionando atividades recreativas, de assistência médica, alimentação adequada e sobretudo amor - que é a base fundamental de qualquer trabalho assistencial -, de divulgar e promover a Doutrina Espírita, essência para a educação da alma, em um educandário de amor denominado Centro Espírita Tereza de Jesus (filiado à FEC), que recebe, semanalmente, cerca de 700 pessoas, que buscam no conforto da Doutrina Espírita, a luz para o seu caminhar. 

Fachada Lar dos Velhinhos de-Zulma em 2019

Momentos Históricos

1950

  • Criação da Associação de Amparo aos Velhinhos de Zulma e Centro Espírita Tereza de Jesus.

1959

  • Criação da Sociedade Espírita de Assistência e Promoção Social Tereza de Jesus;

  • Lançamento da pedra fundamental para a construção do Lar dos Velhinhos de Zulma.

1960

  • Reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Estadual 1967; 

  • Inauguração do Lar dos Velhinhos de Zulma.

1998

  • Reconhecida como de Utilidade Pública Federal;

  • Título de Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

2001

  • Registro no Conselho Municipal de Assistência Social de São José – CMAS/SJ.

2009

  • Registro no Conselho Municipal do Idoso de São José – CMI/SJ.

2014

  • Certificado de Responsabilidade Social ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina).

2015

  • Certificado de Responsabilidade Social ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina).

2017

  • Alteração da Firma Social para Associação Espírita Tereza de Jesus;

  • Comemoração dos 50 Anos de existência do Lar dos Velhinhos de Zulma.

Juntos no topo

Missão

Acolher pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social em um ambiente aconchegante, propiciando cuidado de excelência e qualidade de vida. 

Visão

Estabelecer-se como polo disseminador do ideal de atenção e acolhimento à pessoa idosa, através da interação com a sociedade, poder público e comunidade científica.

Velho nas montanhas

Valores

Ética, Transparência, Sustentabilidade, Solidariedade e Respeito a vida e às pessoas.

DIRETORIA

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA TEREZA DE JESUS

CNPJ 83.903.096/0001-25

DIRETORIA EXECUTIVA 
(2024 – 2029)

Presidente

Leandro Ramos de Souza

Vice-Presidente

Cecília Maria C. Noronha

Provedor

João Luiz de Amorim Filho

Tesoureiro

Ricardo da Silva Cunha

Secretária Geral

Inara Aparecida Schultz

Diretoria do Lar dos Velhinhos de Zulma
Logo da Associação Espírita Tereza de Jesus

CONSELHO FISCAL
(2024 - 2029)

1º Titular 

Pedro Paulo Alves Cunha                                          

Suplente

Eli Jovelina Lino

 

2º Titular                                           

Roseni Simas

Suplente

Marília Segatto

 

3º Titular 

Maria de Lourdes da S. Fossa  

 

Suplente

Lincon Luiz dos Santos

Palavra do Presidente

Todos os anos, empreendemos o desafio de viabilizar a manutenção das atividades desenvolvidas pela Associação Espírita Tereza de Jesus, seja no Centro Espírita Tereza de Jesus ou no Lar dos Velhinhos de Zulma.

Já há alguns anos, as Instituições sem fins lucrativos, tiveram que estruturar e profissionalizar seus processos, sob pena de, em não o fazendo, não conseguirem concretizar suas finalidades estatutárias.

Dessa forma, ao curso dos anos, a Associação Espírita Tereza de Jesus foi se organizando, aprimorando a qualidade de suas ações, estruturando seu quadro de funcionários, no afã de estabelecer harmonia entre o que determina a legislação vigente para e sua capacidade de honrar compromissos assumidos.

O ano de 2018 foi um marco para a Associação Espírita Tereza de Jesus, pois neste ano, realizamos a maior parte das reformas iniciadas ainda em 2017 e com previsão de término no primeiro trimestre de 2019, que objetivaram a modernização das instalações do Lar dos Velhinhos de Zulma, com vistas às determinações de RDC 283/2005 ANVISA.

Por tratar-se de construção edificada na década de 1950, o planejamento da reforma demandou profundos estudos de engenharia e arquitetura, desenvolvidos por profissionais especializados. No entanto, muito embora as inúmeras dificuldades de se reformar um ambiente estruturalmente complexo, que abriga idosos em diversos graus de dependência física, alcançamos o final de 2018, com os corações repletos de alegria por poder ver concretizado a realização de um projeto desafiador.

Aproveitamos a oportunidade para registrar nosso profundo e sincero agradecimento a todos os que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso desta empreitada. 

Em um mundo que nos causa espanto, nas vezes em que vemos estampada nas páginas dos jornais, a manifestação do egoísmo e da intolerância humana, temos a alegria de testemunhar na Associação Espírita Tereza de Jesus, a expressão da generosidade, da solidariedade e do amor que traz no coração tantas abnegadas pessoas, que sem desejarem registrar seu nome, escrevem uma página da mais perfeita expressão de fraternidade de que é capaz o ser humano.

Permanecemos de olhar atento ao infinito da vida, na certeza de que Deus continuará cobrindo de bênçãos esta Instituição de caridade, iluminando os que têm na atitude irrestrita do amor, o farol a guiar seu caminhar por sobre a Terra. 

Leandro Ramos de Souza

bottom of page