Voltar ao topo

Blog

Cuidados de Enfermagem

O envelhecimento é um processo irreversível a que todos estamos sujeitos e precisa ser melhor compreendido em toda sua dimensão, pois o aumento da expectativa de vida das pessoas tem levado à alterações não somente no aspecto populacional, mas também por parte dos profissionais que se dedicam aos cuidados direto à pessoa idosa.

O reconhecimento do processo de envelhecimento por profissionais da saúde envolvem assuntos diversificados que possibilitam o atendimento à população idosa, sendo neste contexto, indispensável o entendimento pela equipe de enfermagem que, de uma forma humanizada e acolhedora se dará os cuidados a um idoso institucionalizado.

O cuidado prestado está essencialmente nas atividades do dia a dia, como por exemplo: alimentação, banho, oferta de medicamentos, entre outros. Cabe ressaltar que o estimulo ao autocuidado e a prevenção de ocorrências indesejáveis estão entre as ações da enfermagem.

O morador de uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) precisa ter uma avaliação individualizada, pois cada idoso vai apresentar um grau diferente de necessidade, sendo este um ponto importante para o olhar multiprofissional, cenário em que o profissional da enfermagem é atuante.

Partindo deste principio, os profissionais da enfermagem prestam atendimento não somente na dimensão biológica, sendo observados que os reflexos da assistência e do cuidado dentro de uma ILPI atinge também o bem-estar do idoso, suas necessidades emocionais e afetivas. Assim, dentre as ações de enfermagem, estão as ações não técnicas que se referem à compreensão e ao atendimento de necessidades sentidas e vividas pelos moradores e não apenas por aquelas pré-estabelecidas pelo olhar profissional. Entre o cotidiano do idoso até sua institucionalização acontecem muitas perdas, e adaptações são necessárias, assim como o contato pessoal, o amor, o apoio e a atenção. Tais necessidades – humanas, são essenciais à manutenção da vida e a enfermagem tem um papel fundamental neste contexto.

 

Giselle Cristiane da Rosa - Enfermeira do Lar de Zulma - COREN 198544