Voltar ao topo

Blog

Comemorações

O ano de 2019 foi longo, intenso, decisivo e maravilhoso. Acontecimentos importantes marcaram nossa história.

Jovens mostraram sua força e determinação na luta pelo Planeta que vivem e foram destaque mundial.

Ano de rompimento de barragem importante no centro do Brasil. Podemos olhar para isso de forma simbólica. Rompimento quer dizer libertação. Um ano para gritarmos que queremos ser livres. Livres de opressões, de depressões, de obsessões, de más notícias.

Incêndios assolaram florestas, cidades, museus por todos os cantos do mundo. Podemos novamente olhar para esses acontecimentos de forma simbólica e chegar à conclusão de que estamos transformando em fumaça antigas crenças, valores e formas de viver.

Mulheres negras ganharam destaque mundial. Tanto pela beleza, pela competência ou pelo talento. Mulheres de todas as raças e cores denunciando abusos, violência, intolerância e lutando por um mundo melhor, onde todos tenham respeito por todos.

O ano de 2019 foi um ano de heróis. Heróis lendários, criados pela imaginação humana, porém foi um ano marcado por heróis da vida real. Heróis que conhecemos, moram em nossa vizinhança, heroínas que salvaram nossos filhos nas escolas, heróis que estavam na hora certa e no lugar certo, atentos, vigilantes, prontos para a ação.

E então, nos deparamos com o fim desse ano, e a chegada do novo. Ao pararmos para pensar sobre o ano que se inicia, percebemos que vamos encontrar traços do ano passado nele, pois teremos sempre incêndios, heróis, barragens rompidas. Por que 2020 será um ano diferente?

Porque temos esperanças de um ano melhor. Porque desejamos ter esperança de um mundo melhor, e para que esse mundo melhor se concretize, estabelecemos metas. Planejamos economizar no próximo ano, emagrecer, fazer muitos amigos, ganhar mais dinheiro, fazer uma faculdade. Todas essas metas nos trazem motivação, ânimo, vida.

A concretização dessas metas nem sempre é suficiente, pois essas não são as metas de nosso coração. E o que fazer então para realizar as metas do coração?

  • Atuar em um trabalho voluntário;
  • Proporcionar a família momentos de alegria e prazer, assistindo um filme de herói;
  • Comprar lindas flores e plantas e enfeitar o lar;
  • Ler mais, com isso é possível emitir opiniões verdadeiras e não seguir a onda do momento;
  • Tratar a todos com respeito e educação;
  • Pensar antes de agir;
  • Planejar passeios e encontros com amigos, e aceitar que nem todos os planos serão concretizados como planejados, e agradecer as surpresas;
  • Elogiar, 
  • Deixar de criticar tudo e todos;
  • Orar mais;
  • Meditar.

Todas essas metas, com o tempo e o esforço envolvido para concretizá-las, se tornam comportamentos. Comportamentos mudam o mundo.

Esses novos comportamentos se disseminam por eles próprios, pois as pessoas próximas a nós, percebem essas mudanças, que estamos mais leves e felizes e querem mudar e melhorar também, e aos poucos, mudamos o mundo ao nosso redor. Imagine todas as pessoas fazendo isso.

Assim, mudamos o mundo, assim fazemos dos nossos dias, dias melhores, assim renovamos a esperança em 2020.

A Direção do Lar de Zulma agradece a todos os que acreditaram na causa durante o ano de 2019, deseja a todos Feliz Natal, excelente Ano Novo, e que 2020 possa renovar nossas esperanças no Amor, na Dedicação e na Solidariedade.